Atenção Pré - Hospitalar

DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÃO INFORMATIZADA PARA O REGISTRO DE ATENDIMENTO PRÉ-HOSPITALAR

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul, o estado teve em 2016 um total de 1.519 acidentes de trânsito com vítimas fatais e 1.680 foi o número de mortes (RIO GRANDE DO SUL, 2017). O termo Atendimento Pré-Hospitalar (APH), para muitos, pode não ser tão conhecido, porém, as pessoas sabem que em situações de urgência e emergência, inclusive os acidentes de trânsito, podem chamar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O SAMU no Brasil é um serviço público que é regulamentado pela Política Nacional de Atenção às Urgências, que define o APH como assistência prestada a todo e qualquer portador de quadro grave que possa levar a sofrimento, sequela e morte.

O atendimento às demandas de urgência e emergência da população em geral se dá após o recebimento de um chamado, gratuito, através do telefone 192 (BRASIL, 2002). O SAMU faz parte do componente pré-hospitalar, da subdivisão das redes assistenciais e de prestação de atendimento à usuários em situação de risco (LANCINI, 2013). Sabe-se que o SAMU muito atua nesses acidentes, porém a demanda é muito grande e, por vezes, faltam ambulâncias para todos os atendimentos. Ressalta-se que em cada atendimento do SAMU é preenchida uma Ficha com os dados referentes ao atendimento. Em decorrência a essa grande demanda, existe a lei 9.680 de 1998, conhecida como Lei do Voluntariado, que regulamenta o serviço voluntariado conforme o artigo a seguir: Art. 1º Considera-se serviço voluntário, para os fins desta Lei, a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência à pessoa (BRASIL, 1998). A Associação de Voluntários de Socorro Rodoviário SOS Trauma (AVSR SOS Trauma), localizada no município de Viamão/RS etá inserida neste contexto e serviu de base para a construção dessa solução informatizada, em formato de Aplicativo para dispositivos móveis, bem como a reformulação da Ficha de Atendimento Pré-Hospitalar da AVSR SOS Trauma e sua informatização Intra-aplicativo se dá por essas observações descritas anteriormente. O estudo torna-se importante pelo fato de que com a criação desse Aplicativo, o preenchimento da Ficha de Atendimento será virtual, gerando um banco de dados para que estudos posteriores possam ser realizados. Os dados gerados pelo Aplicativo poderão auxiliar no treinamento de voluntários fornecendo informações quanto ao tipo de atendimento mais frequente ou no repasse de dados estatísticos dos atendimentos para os órgãos públicos. Esse estudo poderá contribuir para a enfermagem por meio da promoção da inovação tecnológica associada à organização de registros de informações dos atendimentos da AVSR SOS Trauma.

(Enfermeira DESIRÉE AMORIM GUZZO, 2017)